eLyra: Revista da Rede Internacional Lyracompoetics



eLyra é publicada pela rede de investigação internacional LyraCompoetics.

Privilegiando instrumentos teóricos comparatistas e valorizando perspectivas interartísticas, eLyra pretende contribuir para o conhecimento da poesia moderna e contemporânea, promovendo a sua leitura crítica no contexto de problemáticas de âmbito transnacional.

Concebida como um espaço de confronto de ideias, eLyra divulga o trabalho desenvolvido no âmbito da rede LyraCompoetics e acolhe contribuições de outros investigadores interessados em pensar hoje a poesia, a arte e a cultura.

 

 

 

 

Notícias

 

POESIA E TRADUÇÃO [n. 9 (Junho 2017)]

 

(org. Joana Matos Frias, Pablo Simpson e Sofia de Sousa Silva)

 

CHAMADA DE ARTIGOS/ CALL FOR PAPERS

Há um lugar-comum do discurso crítico sobre poesia que faz dela um desafio à tra­dução, como se os dois termos acima, de nosso título, estivessem em campos opos­tos: o que é traduzível já não é poesia, a poesia, a verdadeira poesia, recusa a traduzir-se. Como se a poesia explicitasse uma dimensão de linguagem – “palavras-coisa”, diria Car­los Drummond de Andrade, com forma, cor, densidade, peso – diante da qual cabe­ria ao tradutor apenas duas alternativas: a de “um milagre” ou de “um novo poema”. Trata-se, em certa medida, de uma sacralização do poético à qual responderia, todavia, um sem-número de traduções, de gestos tradutórios com repercussões no diálogo entre poetas, tradições poéticas, culturas.

 
Publicado: 2017-01-31 Mais...
 
Mais Notícias...