Em defesa do corpo, em defesa da voz: a situação da performance vocal do poema e de sua investigação
DOI:
https://doi.org/10.21747/2182-8954/ely18a3Resumo
O principal objetivo deste artigo é entender a pouca importância dada à pesquisa e à produção crítica sobre a performance vocal nos estudos da poesia brasileira. Nesse sentido, é importante reconhecer que nosso contexto ainda está centrado numa visão de mundo que pode ser caracterizada como grafocêntrica, ou seja, ancorada na cultura letrada como valor. A consequência imediata disso é que não dispomos de ferramentas críticas e metodológicas adequadas para catalogar, arquivar, historiar e, em suma, produzir crítica acerca das performances produzidas por poetas contemporâneos brasileiros. Portanto, procuramos fundamentar, de um ponto de vista metodológico e histórico-crítico, as bases para se desenvolver o trabalho com a performance vocal de poemas como um campo específico. O artigo encerra com uma análise de obra, usando critérios adequados para uma mídia oral, como exemplo das possibilidades suscitadas pela pesquisa e reflexão crítica acerca da performance vocal de poemas no que diz respeito à compreensão da produção poética contemporânea.