A frase-imagem: arte, montagem, fotografia e palavra no cinema documentário

Autores

  • Daniel Velasco Leão Universidade Federal de Santa Catarina/CNPq

DOI:

https://doi.org/10.21747/21828954/ely23a9

Resumo

Depois de refletir sobre o cinema documentário como uma prática artística instável, este artigo descreve, analisa e problematiza os textos verbais dos narradores das obras Congo de Arthur Omar (1972), News from Home de Chantal Akerman (1976), Ninguém Assistirá ao Formidável Enterro de tua Última Quimera Somente a Ingratidão Aquela Pantera Foi a tua Companheira Inseparável de Glauber Rocha (1977), Blue de Derek Jarman (1993), A Paixão de JL de Carlos Nader (2014) e, de forma mais prolongada, Santiago — Reflexões sobre o Material Bruto de João Moreira Salles (2006). Estas análises são permeadas por relações com os conceitos de imagem e frase-imagem de Rancière, discutidos também a partir dos documentários aqui citados, que incorporam e se apropriam de obras de arte.

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

Leão, D. V. (2024). A frase-imagem: arte, montagem, fotografia e palavra no cinema documentário. ELyra: Revista Da Rede Internacional Lyracompoetics, (23), 147–158. https://doi.org/10.21747/21828954/ely23a9

Edição

Secção

Das Palavras às Imagens - 1