O poeta é o anjo do pintor – diálogo poético entre Amadeu Baptista, Walter Benjamin e García Lorca

Autores

  • Raquel Maceiras Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.21747/21828954/ely23a14

Resumo

O Som do Vermelho, livro datado de 2003, tríptico poético da autoria do poeta português Amadeu Baptista (1953-) sobre a pintura do artista plástico Rogério Ribeiro (1930-2008), visa o diálogo entre a palavra e a obra visual executada pelo pintor. Mais do que olhar o outro, tornando-se o seu duplo, atinge-se a transfiguração entre poeta e pintor, dentro da intimidade criativa do atelier. Assiste- -se, assim, a um tempo que se desdobra externamente ao presente. São convocadas figuras como o anjo e a inspiração, também estas transfigurações do próprio poeta. Tratando-se de símbolos-imagéticos presentes em outras produções literárias, pretendo, neste artigo, alargar o diálogo poético entre a poesia e a pintura deste tríptico, para assim chegar a autores como o autor alemão Walter Benjamin (1892-1940) e o poeta espanhol Federico García Lorca (1898-1936), convocadores do anjo, da musa, inclusive, do duende.

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

Maceiras, R. (2024). O poeta é o anjo do pintor – diálogo poético entre Amadeu Baptista, Walter Benjamin e García Lorca. ELyra: Revista Da Rede Internacional Lyracompoetics, (23), 229–244. https://doi.org/10.21747/21828954/ely23a14

Edição

Secção

Das Palavras às Imagens - 2