Cadeias de Recepção: diálogos hermenêuticos entre 'Alceste' de Eurípides, 'Hércules' dos Estúdios Disney (1997) e 'Rumors' (2021) de Lizzo1

Autores

  • Sílvia Catarina Pereira Diogo Artis - Instituto de História de Arte, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.21747/21828954/ely23a15

Resumo

Podemos encontrar pontos de contacto entre a Alceste de Eurípides e duas produções audiovisuais separadas por mais de vinte anos: o filme Hércules (Ron Clements et alii) e o videoclipe Rumors (Lizzo, Tanu Muiño). Esta aproximação é mais evidente quando a disposição sacrificial de Alceste assinala três conceitos matriciais da sociedade grega também sugeridos nas duas produções modernas: a valentia, a bela morte e a catábase. A sugestão destes topoi nas duas produções modernas aponta para a transmissão de um legado clássico ao público contemporâneo. Atento às cadeias de recepção, o audiovisual desperta as audiências para a reconfiguração da Antiguidade na senda de um hábito que remonta aos poetas antigos: modificar os mitos ad libitum.

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

Diogo, S. C. P. (2024). Cadeias de Recepção: diálogos hermenêuticos entre ’Alceste’ de Eurípides, ’Hércules’ dos Estúdios Disney (1997) e ’Rumors’ (2021) de Lizzo1. ELyra: Revista Da Rede Internacional Lyracompoetics, (23), 245–271. https://doi.org/10.21747/21828954/ely23a15

Edição

Secção

Das Palavras às Imagens - 2