Os Sais e as Cinzas: Diale?ctica da Anestesia na Obra de Jose? Miguel Silva

Autores

  • Joana Matos Frias Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Palavras-chave:

poesia, resiste?ncia, cinema, documenta?rio

Resumo

Tomando como ponto de partida a ana?lise detalhada do poema “Noite e nevoeiro – Alain Resnais (1955)”, do livro Movimentos no Escuro (2005), nas suas ramificac?o?es discursiva, documental e interarti?stica, este estudo procura levar a cabo uma reflexa?o cri?tica sobre as modalidades da resiste?ncia poe?tica que te?m estruturado a obra de Jose? Miguel Silva (n. 1969) desde o seu primeiro livro (O Sino de Areia, 1999). Pretende- se que o estudo empi?rico favorec?a uma problematizac?a?o teo?rica da complexidade das correlac?o?es entre poesia, trauma, testemunho, efeito histo?rico e posic?a?o poli?tica, com base nos trabalhos de pensadores como Jean-Luc Nancy, Jacques Rancie?re, Paul Ricoeur, Jacques Derrida, Giorgio Agamben ou Dominick LaCapra, mas tambe?m um equacionamento histo?rico-litera?rio da pertenc?a do autor e da sua poe?tica a uma linhagem da poesia em li?ngua portuguesa onde pontificam o “sentimento do mundo” de Carlos Drummond de Andrade e a “conscie?ncia sempre vigilante” de Jorge de Sena.

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Publicado

2013-03-27

Como Citar

Frias, J. M. (2013). Os Sais e as Cinzas: Diale?ctica da Anestesia na Obra de Jose? Miguel Silva. ELyra: Revista Da Rede Internacional Lyracompoetics, 1(1). Obtido de https://elyra.org/index.php/elyra/article/view/11

Edição

Secção

Artigos