Écfrase, cinema e filosofia: o "poder transmedial" dos conceitos em 'Um teste de resistores', de Marília Garcia

Autores

  • Yasmin Bidim Pereira dos Santos Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Este artigo parte da análise de poemas ecfrásticos de Marília Garcia, poeta contemporânea brasileira, criados a partir de obras cinematográficas. Partindo da noção de que há, na poesia de Garcia, uma abordagem transmedial dos conceitos – ideia trabalhada por Joana Matos Frias em “‘Tudo o que em mim pensa esta? filmando’: pertenc?a e repetic?a?o na poesia brasileira contempora?nea” (2016) – explora-se a ideia de que a écfrase, na obra em questão, surge como forma de análise crítica das obras fílmicas descritas. Esta abordagem sugere um fazer poético que também é exercício de reflexão sobre as formas de criação artística, situando o eu-poeta numa dupla condição de estar em contato com a obra de arte tanto na condição de espectador e receptor quanto de produtor de reflexões críticas através do próprio fazer poético.

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Publicado

2020-10-14

Como Citar

Santos, Y. B. P. dos. (2020). Écfrase, cinema e filosofia: o "poder transmedial" dos conceitos em ’Um teste de resistores’, de Marília Garcia. ELyra: Revista Da Rede Internacional Lyracompoetics, (15), 75–93. Obtido de https://elyra.org/index.php/elyra/article/view/327