Alguns cruzamentos intermidiais em "Tropicália ou Panis et Circensis"
DOI:
https://doi.org/10.21747/2182-8954/ely17a11Resumo
Este artigo discute a abordagem da canção sob a perspectiva teórica da intermidialidade, e analisa o caráter intermidial do disco Tropicália ou Panis et Circensis (Veloso et alli 1968), tomando como recorte alguns de seus paratextos e canções. São estabelecidas conexões entre as práticas de intermidialidade e os pressupostos da Antropofagia de Oswald de Andrade, integrada ao projeto tropicalista sob a mediação do crítico e poeta Augusto de Campos. No disco, são observadas ocorrências de processos de combinação, transposição e referência intermidiática, de acordo com as categorizações propostas por Rajewsky (2012), incluindo um caso de écfrase. Por meio desses exemplos, evidencia-se o caráter intermidial das criações tropicalistas, que, ao mesmo tempo, operam no texto intermídia da canção e relacionam-se com outras mídias, em um processo de entrecruzamento de fronteiras.